quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cerveja na hidratação de atletas

         Cientistas da Universidade de Granada, Espanha, junto com o Conselho Superior de Investigação Cientificas da Espanha (CSIC), aconselham os atletas a beber cerveja moderadamente.


Segundo o estudo “Idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo dos desportistas”, a cerveja permite recuperar perdas hídricas e as alterações do metabolismo tão bem quanto a água. Os seus componentes podem ajudar na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da pratica desportista de alto rendimento e também previne dores musculares. Isso ocorre porque a cerveja é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B5, B6, B9, B12), o que ajuda muito no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, sem contar no combate à anemia. Ferro, cálcio, flavonoides e potássio também fazem parte da composição da cerveja, o que ajuda na manutenção do sangue, fortalecimento dos ossos, antioxidantes poderosos e na contração muscular.

Seria recomendado, de acordo com os estudos, o consumo de três copos de 200 ml de cerveja por dia (ou de 20g a 24g de álcool) para homens e de dois copos para mulheres (10g a 12g de álcool), segundo os pesquisadores o volume é considerado moderado.  De acordo com as pesquisas a cerveja possui 95% de água e dentre as bebidas alcoólicas é a que apresenta o menos teor alcoólico, apenas 5%, um copo de 200 ml possui 90 calorias, o mesmo que um copo de suco de laranja.

Para chegar a estas conclusões os cientistas fizeram pesquisas com 16 atletas entre 20 a 30 anos em boa forma que consumiam cerveja habitualmente, não tinham hábitos tóxicos e nem um caso de alcoolismo na família. Os testes foram feitos em uma semana em baterias diárias de uma hora de corrida, em temperatura ambiente 35°C e duas horas de pausa para a hidratação. Nesta pausa os atletas intercalavam entre água ou cerveja (no máximo 660 ml) para a comparação dos resultados.

Depois dos testes o observado foi que, a cerveja conseguiu restabelecer as perdas hídricas de maneira tão eficiente quanto à água e sem nenhum prejuízo aparente. Os cientistas usaram alguns parâmetros como: composição corporal, imunológicos, endócrino-metabólicos e psico-cognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção-reação, entre outros) e conseguiram comprovar que o álcool não atrapalha a atividade de hidratação. O estudo aponta que a cerveja contém alguns substratos metabólicos, que podem substituir algumas substâncias perdidas durante a prática desportiva como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes, rica em flavonóides que combate os radicais livres, e tem grande presença do folato (uma das vitaminas do complexo B, também conhecido como ácido fólico) que ajuda na prevenção tumores no cólon, na bexiga e nos pulmões. Apesar da defesa os pesquisadores espanhóis afirmam que o consumo não pode passar de moderado, pois o excesso não é metabolizado pelo organismo, assim afetando o sistema nervoso central.

Mas nem todos concordam com a pesquisa como José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, que afirma “Ela não traz nenhum benefício para atletas ou praticantes de atividade física, para exercícios com duração acima de uma hora, é importante a reposição de água, carboidratos e eletrólitos, substâncias encontradas em bebidas isotônicas.” E atividades com até 60 minutos, o especialista não hesita em recomendar bastante água.

Laryssa Mayara
Referencias bibliográficas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário