sexta-feira, 15 de junho de 2012

Metabolismo do Álcool em Diversos Órgãos

      Olá pessoal! O post a seguir levará a vocês uma noção de mecanismos de ação do álcool em diversos órgãos participantes de diferentes sistemas que compõem nosso organismo.
       A ingestão de bebidas alcoólicas se tornou amplamente difundida nos dias atuais, principalmente entre os mais jovens movidos pela curiosidade atrelada a precocidade, tem demonstrado resultados negativos, tanto para a saúde individual quanto pelo balanço social causado por inúmeras mortes e vícios. O post a seguir explicará como o álcool age no organismo de forma conjunta entre os diferentes sistemas que o compõe.
       Ao ingerir bebida alcoólica, o caminho seguido desde a mucosa bucal até o estômago compreende a absorção de cerca de 20% do total de etanol consumido. Os 80% restantes são, enfim, absorvidos no intestino delgado, porém diversos fatores podem também influenciar a velocidade com que o álcool entrará no metabolismo, por exemplo:
       
          a) A concentração de etanol em determinada bebida;
          b) O estado alimentar da pessoa, caso esteja de 'estômago cheio' a absortividade alcoólica ocorrerá de forma mais lenta e gradual;

        
Ao chegar ao cérebro, o etanol estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo estado emocional, de humor e afetivo no ser humano e que é utilizado em antidepressivos, pois o aumento de sua produção aumenta a sensação de bem estar e alegria - fato comum entre pessoas que abusam da ingestão do álcool. Além da serotonina outros dois neurotransmissores: glutamato e GABA têm seu funcionamento afetados pelo etanol, isso porque ele inibe a produção do glutamato(principal neurotransmissor excitatório do sistema nervoso central) que é o responsável por regular o GABA( neurotransmissor ligado a perda de coordenação, auto controle e aumento de confusão mental), ou seja, o álcool ao inibir a produção de glutamato acaba por estimular a concentração de GABA produzindo os efeitos de desequilíbrio e confusão comuns em pessoas embriagadas.

Ao chegar no estômago, o etanol se torna um indutor potente de irritação gástrica, isso porque o mesmo age diretamente na produção de prostaglandinas (substâncias responsáveis pela proteção da mucosa estomacal contra o ácido gástrico), tal fato evidencia os sintomas comuns de enjoo e mal estar, e como forma de autodefesa para as alterações causadas pelo excesso de bebida, o indivíduo tende a eliminar pelo vômito na tentativa de proporcionar algum alívio.
No cerebelo (órgão constituinte do Sistema Nervoso Central responsável pelo equilíbrio e postura do corpo humano) o desenvolvimento do quadro de alcoolismo leva a lesões acarretando sintomas como: alteração na fala, decorrente da falta de coordenação e equilíbrio entre os músculos que envolvem esse processo.
A maior quantidade de urina produzida está ligada à produção do ADH(hormônio antidiurético) pelo hipotálamo e liberado pela porção posterior da hipófise, este hormônio atua na reabsorção de água nos capilares sanguíneos, mais especificamente nos rins, e sua supressão causada pelo álcool promove consequentemente, maior produção de urina.
                                    


O excesso de produção de urina mantém relação íntima com o pleno funcionamento do coração, pois na urina são eliminados minerais como o magnésio (importante na fixação do cálcio no organismo, sua deficiência influencia no endurecimento de artérias e válvulas cardíacas) e potássio (sua carência leva ao enfraquecimento dos batimentos cardíacos), ou seja, após um consumo exacerbado de álcool o perfeito funcionamento do coração e dos diversos órgãos se torna comprometido, desregulando a homeostase fisiológica do organismo!
               Bibliografia:      http://pt.wikipedia.org/wiki/Magn%C3%A9sio
                                      http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-o-alcool-age-no-corpo
                                      http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/318/serotonina
                                      http://saude.hsw.uol.com.br/alcool3.htm
                                      http://www2.uol.com.br/vyaestelar/gastrite02.htm 
                                      Biologia Volume Único 3ª Edição, Armênio Uzunian & Ernesto Birner.
               Postado por: Débora Vaz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário