segunda-feira, 25 de junho de 2012

Produção de Acetaldeído Ligada à Indução de Doenças Carcinogênicas.


      Olá leitores! A bebida alcoólica, como todos sabem, possui diversos significados dentre a sociedade e está presente entre nós desde os primórdios da civilização de diferentes maneiras, como por exemplo, na Antiguidade em que sua produção estava intimamente ligada com usos medicinais, na Roma Antiga em que era prescrita como desinfetante em feridas causadas pelas famosas lutas entre gladiadores e em rituais religiosos, como a eucaristia (celebração em memória da morte e ressurreição de Cristo).
       No post de hoje, trataremos da propensão que indivíduos que consomem bebidas alcoólicas discriminadamente possuem ao desenvolvimento de câncer bucal.




      Sabe-se que o metabolismo inicial do álcool envolve diversas reações, porém uma das mais comuns envolve a ação da enzima álcool desidrogenase(ADH) que ao agir sobre o etanol produz o acetaldeído, também conhecido como etanal ou aldeído acético, que caracteriza-se por ter alto teor de toxicidade, além de provocar ao organismo riscos como: irritações no aparelho respiratório, dores de cabeça, náuseas e delírios. Depois de transformado em acetaldeído, este sofre a ação da enzima aldeído desidrogenase(ALDH), transformando-se em acetato, como descrito na figura a seguir:
      Diversos fatores como quantidade interligada ao hábito e tempo de ingestão alcoólica influenciam no surgimento de doenças carcinogênicas no corpo humano, porém, a alta produção de acetaldeídos na mucosa bucal, que se caracteriza como o começo e pequena parte do processo de metabolização do etanol ingerido, segue a via citada anteriormente. O álcool metabolizado na boca em nível tecidual é transformado em acetaldeído pelo ADH, porém devido à baixa atividade que o ALDH possui dentro da mucosa bucal, a concentração de acetaldeído torna-se maior e mais acumulada.
      Estudos demonstraram que fatores como genética e diferenças étnicas populacionais explicam a ação individual que cada isoforma de ADH e ALDH possuem, ou seja, alguns indivíduos podem desenvolver maior acúmulo de acetaldeído bucal do que outros que ingeriram a mesma quantidade de bebida alcoólica.
        Outro aspecto levantado por cientistas demonstram que a Candida Albicans( fungo diplóide que causa infecções bucais) e a Neisseria(genêro de bactérias) são responsáveis por grande sintetização de acetaldeído, devido a alta atividade do ADH e que são mais comumente encontradas na microbiota bucal de pessoas que desenvolvem alcoolismo crônico, levando as mesmas a desenvolverem com maior facilidade câncer de boca.



                         http://www.oswaldocruz.br/download/fichas/Acetalde%C3%ADdo2003.pdf
                         http://pt.wikipedia.org/wiki/Candida_albicans
                         http://pt.scribd.com/doc/58107206/Metabolismo-Do-Etanol
    Postado por: Débora Vaz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário