segunda-feira, 18 de junho de 2012

Fígado e o Álcool: Via Oxidativa.


    Pessoal, vamos pensar nos efeitos que passar do limite alcoólico pode trazer ao nosso organismo, relativo ao seu metabolismo no fígado?    

       O álcool etílico ou etanol pode ser ingerido na forma de bebida alcoólica, unindo-se a diversos sabores, aromas e preferências dos mais variados consumidores. No entanto, o que acontece com esta substância uma vez que entra em contato com nosso organismo, e quais efeitos ela provoca? Diversos aspectos podem ser abordados, como a embriaguez (famosa bebedeira), a ressaca deixada no dia seguinte, entre outros efeitos momentâneos. Porém, é muito importante ressaltar os efeitos prolixos, derivados do uso constante, muitas vezes abusivo, e que pode deixar sérias lesões ao consumidor.
      Uma vez ingerido, o álcool, que não possui em si enzimas digestivas, percorre o caminho do sistema digestório, até chegar aos dois principais locais aonde se dará sua absorção: 0-5% do etanol é absorvido pela mucosa gástrica e o restante, cerca de 80 á 95% é absorvido na mucosa intestinal. Essa porcentagem pode variar de acordo com alguns fatores que alteram a absorção, como: temperatura, alimentos e presença de CO2. (Essa é uma das razões pelas quais se recomenda estar bem alimentado antes de beber. A presença de alimentos no sistema digestivo torna a absorção do álcool moderadamente mais lenta, já que este não é o único elemento a ser digerido).
        O etanol segue seu destino. 80-90% dele será oxidado no fígado, com o auxílio de enzimas. (os outros 10% se destinarão aos diversos tecidos do corpo humano caso o álcool tenha sido 90% metabolizado no fígado. Caso seu metabolismo no órgão seja de 80%, 10% restantes são destinados aos tecidos enquanto que os outros 10%  dele será expelido pela respiração ou excretado na urina). As enzimas que auxiliam nesse processo são a Álcool desidrogenase (ADH)- que catalisa a oxidação a acetaldeído; a CYP2E1, - principal componente do sistema microssomal hepático de oxidação do etanol (MEOS); e a catalase, - localizada nos peroxissomas dos hepatócitos, responsável por apenas cerca de 10% da oxidação. Vamos conhecer um pouco mais essas enzimas e suas propriedades para então passarmos ao seu funcionamento em conjunto:
      
     - Álcool Desidrogenase (ADH): Presentes no citosol, consiste em uma variedade de isoenzimas que oxidam álcoois de diferentes tamanhos de cadeia (classes 1 a 5). As da classe 1, no entanto, são as mais abundantes.
 - MEOS (Sistema Microssomal de Oxidação do Etanol): Enzima que envolve proteínas do complexo do citocromo P-450, consome NADPH e O2, produzindo H20 e radicais livres. Ela oxida cerca de 10 á 20% do etanol ingerido, podendo aumentar essa porcentagem de acordo com a ingestão do indivíduo.
Além de oxidar o etanol, a CYP2E1 inativa também diversos medicamentos - aumentando até mesmo a resistência de alcoólatras a alguns medicamentos -, além de potencializar os efeitos da medicação e do álcool quando ingeridos em conjunto.
- Catalase: Localizada nos peroxissomos, essa enzima utilizada é em escala menor, apenas quando há necessidade de reduzir o H2O2. Diferentemente de outras, não produz NADH.
- Aldeído Desidrogenase (ALDH): Encontra-se presente na mitocôndria e produz NADH. É utilizada no tratamento para alcoolistas envolvendo a inibição desta.
  
    Grande parte do álcool no sangue é metabolizado no fígado através de uma via principal e duas acessórias. O etanol é primeiramente convertido em acetaldeído pela álcool desidrogenase.
  

 O destino do acetato, convertido em acetil-CoA (acetil CoA-Sintase) pode ser dividido em três: Transformar-se em ácidos graxos, corpos cetônicos ou colesterol. Quando o acetil-CoA  é lançado na corrente sanguínea, pode ser oxidado em outros tecidos participando do Ciclo de Krebs.
        É necessário citar a energia  produzida diante todas esses processos e oxidações, que consomem diversos níveis de energia mas também as produzem: Forma-se 1 NADH citosólico (pela ADH) 1 NADH mitocondrial, 1 Acetil-CoA. A formação de ATP varia de acordo com a quantidade ingerida. Logo:
  
Quanto mais álcool > mais CYP2E1 ativada > Menos energia proporcionalmente obtida.

Em alcoolistas crônicos, uma menor quantidade de energia é aproveitada devido aos danos hepáticos recorrentes nesses indivíduos, fator que diminui a fosforilação oxidativa e indução do MEOS.

    

    Tendo em vista as reações ocorridas no metabolismo do álcool no fígado, vale abordar o tema das consequências e interferências da oxidação do composto em outros metabolismos. O aumento da relação NADH/NAD+ deriva um aumento substancial efetivo por não haver regulação efetiva da oxidação do álcool. Esse aumento altera todas as vias metabólicas do fígado, além de diminuir a via glicolítica e o Ciclo de Krebs, inibe a beta oxidação. Outra diminuição ocorrida através desta relação é a inibição da gliconeogênese (rota pela qual é produzida glicose a partir de compostos aglicanos (não-açúcares ou não-carboidratos), sendo a maior parte deste processo realizado no fígado  e uma menor parte no córtex dos rins.). A variação de NADH/NAD+  não possui apenas efeito redutivo, pois também aumenta a síntese de TA.G, que por sua vez pode causar a Esteatose Hepática além de aumentar a concentração de Lactato, causadora da doença conhecida como Gota.

     É importante citar também o fato interessante de que os alcoólatras encontram na oxidação do acetato pela aldeído desidrogenase uma aliada para o fim de seu vício. A enzima é inibida pelo dissulfiram. A via pela oxidase P-450 microssômica é induzida pelo álcool e outros agentes.

    Em suma, através das análises bioquímicas do composto em nosso organismo, colocando em voga a sua oxidação no fígado, nota-se a necessidade da sociedade consumidora em geral praticar um consumo consciente, moderado e saudável, visando evitar doenças reumáticas e metabólicas como as citadas, assim como se prevenir também contra doenças crônicas, como o alcoolismo; além de diversos outros danos prejudiciais como a  toxicidade aguda  ás demais áreas do corpo, afetando o SNC, e não sobrecarregar o fígado com a oxidação do composto. Logo, alerta-se a sociedade para uma reavaliação de suas atitudes perante a ingestão alcoólica, sempre visando o bem estar a si mesmo e aos demais.

Referências:


                                                                                       Gizelia Barros.




15 comentários:

  1. Muito bom o post, me ajudou muito, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Adoreii!! Sou estudante de nutrição também e me empolguei para estudar sobre o assunto a partir de agora ;)

    ResponderExcluir
  3. Interessante!! Vendo pesquisando sobre a metabolização do álcool por essas enzimas. Excluída a hipótese do individuo tomar dissulfiram é possível desenvolver inatividade da aldeído desidrogenase? Falo isso porque faz dois anos que não bebo pois fico muito vermelho, com coração acelerado e falta de ar. Isso com apenas um copo de cerveja. Acontece com qualquer tipo de álcool. Já fui a um hepatologista e os exames do fígado deram normais. Ele disse que nunca viu isso acontecer. Conheço várias pessoas que estão com esses sintomas ao ingerir bebida alcoólica é vários médicos desconhecem o fato. Parece que ninguém conseguiu um tratamento. Quero poder tomar um chop de vez em quando novamente. O pior que li em uma pesquisa que mesmo o indivíduo não consumindo álcool aumenta a possibilidade de ter infarto ou Alzheimer. Estou preocupado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson, tudo certo? Curso farmácia e lendo seu comentário cheguei a mesma conclusão que você. Pode ser que você tenha alguma irregularidade com essas enzimas que catalizam etanol. Procure realizar alguns exames bioquímicos. Abraços.

      Excluir
    2. Wilson, boa tarde.
      Lendo o seu relato, me identifiquei com o seu problema. Sempre gostei de tomar um chopp com os amigos e a familia, mas de 1 ano para cá se tomo 1 só chopp ou uma taça de vinho é motivo para dores de cabeça no dia seguinte e me sinto pouco resistente ao efeito do álcool. Meus exames do fígado como transaminases e outros pertinentes estão normais. Verifiquei que você foi aconselhado pela Peppi farmacêutica a pesquisar os resultados de exames bioquímicos. Você teve alguma evolução na sua pesquisa?
      José Marcelo Uchôa
      josemarcelouchoa@uol.com.br

      Excluir
    3. Wilson, boa tarde.
      Lendo o seu relato, me identifiquei com o seu problema. Sempre gostei de tomar um chopp com os amigos e a familia, mas de 1 ano para cá se tomo 1 só chopp ou uma taça de vinho é motivo para dores de cabeça no dia seguinte e me sinto pouco resistente ao efeito do álcool. Meus exames do fígado como transaminases e outros pertinentes estão normais. Verifiquei que você foi aconselhado pela Peppi farmacêutica a pesquisar os resultados de exames bioquímicos. Você teve alguma evolução na sua pesquisa?

      Excluir
    4. Beba água sempre que ingerir álcool. Os gregos já faziam isso.comigo dá certo. Um vinho, um copo d'água.uma cerveja, o mesmo .

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Se uma pessoa ingerir ÁLCOOL o hemograma VCM e no de Urina os CORPOS CETÔNICOS sofrem alterações ?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, no caso do hemograma não sei ao certo, mas acredito que o Volume Cospular Médio dos GV podem sim sofrer alterações por ingestão de etanol por conta da interação Hb e o processo oxidativo do produto. Mas no caso dos corpos cetônicos é verdade, o etanol atrapalha a glicogênese, restando a gliconeogênese como forma de encontrar energia para o metabolismo, esta porém, resulta em corpos cetônicos.

      Excluir
  6. Gostei. Muito bom.
    Partindo de um olhar, isso me diz que preciso de vez e sempre ingerir álcool "cervejado" para ter sempre trabalhando o álcool desidrogenase. Tô certo, ou tô errado?

    ResponderExcluir